Criando padrões(patterns) sem marca no inkscape

Olá companheiros! quanto tempo hein? 😛

Bem, o usuário Jabiertxo Arraiza Cenoz publicou recentemente, na verdade à poucas horas atrás, na mailing-list de usuários do inkscape uma nova extensão que é capaz de criar de forma simples e rápida padrões(patterns) repetidos sem emendas, bem, sabe aqueles fundos de sites cujo um único símbolo se repete ensandecidamente  por toda parte? Pois, aquilo em certos casos é uma baita de uma dor de cabeça para criar, mas, nossos problemas acabaram 🙂

Faça o download da extensão clique aqui , você fará o download de um arquivo zipado, descompacte-o e na pasta verá os seguintes arquivos:

  • seamless_pattern.inx
  • seamless_pattern_procedural.inx
  • seamless_pattern.py
  • seamless_pattern.svg

Pegue o arquivo “seamless_pattern.svg” e mova-o para a pasta ” /home/SEU USUÁRIO/.config/inkscape/templates/” , os demais arquivos você deve mover para a pasta ” /home/SEU USUÁRIO/.config/inkscape/extensions/” e pronto, extensão instalada com sucesso.

Existem duas maneiras de criar os padrões uma vez que a extensão está instalada vamos mostrar aqui brevemente a mais prática.

Lembra do SVG que movemos para a pasta templates? advinha o que ele é…um template! crie um novo documento usando o template recém instalado “Arquivo>Novo>Seamless_pattern” teu inkscape vai lhe mostrar algo mais ou menos asssim.

  1. imagem2Background : Obviamente a cor do fundo que seu padrão terá(mude a cor desse quadrado e verá a cor de fundo de seu padrão mudar)
  2. Seamless Pattern Export page : Preview de sua pattern
  3. O 3 nada mais é que seu padrão propriamente dito.
  4. Área de desenho, faça a sua arte meu caro(a) !
  5. Preview da pattern em 3 x 3

Observem que o SVG do template é bem divididos em camadas, certifique-se que os elementos que vai adicionar/farão parte de seu padrão está na camada DESIGN. depois de desenhar bem o que quer, basta selecionar o item 3 e exportar como PNG, ou, você pode usar a opção “clonar em ladrilhos” (Editar>clone>clonar em ladrilhos” para transformar seu padrão em um padrão 3 x 3 como no preview(5) por exemplo.

Segue um vídeo do autor para maior entendimento da extensão:

 

Anúncios

Um comentário sobre “Criando padrões(patterns) sem marca no inkscape

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s