Gerando um PDF-x1a Com inkscape e Scribus

Em qualquer local em que se debata sobre ferramentas livres em áreas como ilustração e design, sempre aparecerá alguém para realizar a pergunta: “Como faço pra criar um pdf-x no inkscape(scribus)?”. Bem, sem querer ser clichê mais sendo mesmo assim , Seus problemas acabaram! A versão 1.5.0(svn) do Scribus nos fornece essa opção além da exportação para PDF-x3.
Não vou me aprofundar nos conceitos de pdf-x creio que qualquer um que trabalha com impressos deva saber disso, mas apenas mostrar um pequeno passo-a-passo de uma ilustração simples no inkscape para um pdf-x1a no scribus.

Antes de tudo, precisamos instalar o scribus 1.5.0, podemos fazer isso de duas formas.

Método fácil(compilação):

1.Instalamos as dependências e baixamos o código-fonte do scribus via SVN

sudo zypper install libqt4-devel libQtWebKit-devel libpoppler-devel libpodofo-devel libjpeg8-devel liblcms2-devel libtiff-devel cups-devel libxml2-devel \
python-devel fontconfig-devel libopenssl-devel freetype2-devel freetype freetype-devel python-imaging tk python-tk libcairo2

svn co svn://scribus.net/trunk/Scribus  scribus150

2. Dentro da pasta com os arquivos que foram baixados criamos uma pasta chamada "build" e entramos nela

mkdir build && cd build/ 

3.Vamos configurar, compilar e instalar, costumo instalar meus os aplicativos que compilo em uma pasta dentro de /opt , isso evita conflitos com outros aplicativos(no caso a versão estável do scribus)

sudo mkdir /opt/scribus

Com o local da instalação criado agora vamos começar com a diversão.
Configuração:

cmake -DCMAKE_INSTALL_PREFIX:PATH=/opt/scribus/ ..

Compilação:

make

Instalação:

sudo make install

Pronto, scribus 1.5.0 instalado 😛
Agora o método 2 Mamão com Açúcar 8)
É só usar o 1-click-install (obrigado openSUSE por ter criado isso) e ser feliz.

oneclick

Problemas com o método 2, o scribus 1.5.0 está disponível via repositórios instáveis do KDE, logo, creio seja melhor você marcar a opção de não continuar inscrito nos repositórios após a instalação, outro problema é que muito provavelmente a instalação irá atualizar seu scribus, então vocês ficarão apenas com essa versão instalada em teu sistema.

Agora vamos ao pdf-x1a

1.Crie seu projeto normalmente no inkscape

2.O scribus não tem suporte aos filtros svg(blur e afins), não tema, basta exportar seu projeto para Ps ou EPS

3.Importe seu Ps ou Eps no scribus e configure seu documento(adição de marcas de corte, de registro, sangria, perfil icc, compatibilidade e coisas do tipo)

4.Exporte seu seu arquivo usando o "profile" PDF/X-1a

5.Envie pra gráfica e seja feliz 😉

Esse é o arquivo de teste : https://copy.com/PGbPq3Q4JNe0

PS: Mas... e as cores? pois é. lembrando que de maneira nativa o inkscape trabalha apenas com cores em RGB, então é bem provável que suas cores estejam fora do gamut, para contornar isso basta você adicionar um perfil icc em seu documento no inkscape e usar a aba CMS dentro das propriedades de cor e traço.

PS²: Caso não saiba como adicionar um perfil icc ao seu documento no inkscape, basta seguir o gif.

Anúncios

11 comentários sobre “Gerando um PDF-x1a Com inkscape e Scribus

    • jonathas jackson disse:

      Olá , você não sabe o quanto eu fiquei feliz ao ler teu comentário, uso inkscape e linux desde 2008 ou 2007? sei lá 😛 e sempre tive problemas com isso, tinha que recorrer a gambiarras e mais gambiarras, ajudar alguém a resolver o que antes era minha principal dor de cabeça é por demais gratificante.
      Obrigado e volte sempre (falo sério 😛 )

  1. Hugo disse:

    boas, também procuro maneira de gravar em pdf-x1A para mandar fazer uns cartões a uma gráfica, e procuro fazer isso no inkscape mas não sei como…então procurei algum tutorial na net e dei com o seu blog/tutorial, mas estou confuso por fala na maneira de fazer isso no inkscape mas depois o tutorial é para o scribus.. sao dois programas diferentes certo? Primeiro usa-se o inkscape para gravar em Ps ou EPS e depois usa-se o scribus para gravar converter em PDF-1XA?
    Outra coisa é o facto de ser usuário windows e tenho apenas o inkscape 0.9 no windows…o scribus acho que também existe para windows na versao estável 1.4.5.. mas não dá para exportar/converter logo o ficheiro no inkscape? consigo ver que exporta para pdf, mas agora não sei se é ou dá para ser o pdf-1xa…
    Agradecia ajuda rapida porque tenho urgencia nos formatos… obrigado em avanço!

    • jonathas jackson disse:

      Olá, usei a dupla inkscape+scribus por esses softwares fazerem parte da suíte de software da maioria dos usuários de linux quando se diz respeito a gráficos. no windows é mais fácil pq vc pode simplesmente salvar como PS ou EPS e usar o distiler ou o ghostscript pra exportar o PDF X

  2. Hugo disse:

    e o distiler ou ghostscript é algum add-on/extensão do inkscape? é que também não sou muito conhecedor em softwares de edição de imagens, instalei o inkscape para editar coisas basicas em ficheiros pdf e pouco mais.
    (entretanto tinha instalado o scribus mas ele deu logo erro/msg de aviso a dizer que nao podia usar ficheiros PS e EPS porque faltava nao sei o quê… Cada vez que instalo mais um programa, ha sempre qualquer coisa que é preciso instalar mais… e tudo só para converter dois ficheiros no tal formato X1A que nunca tinha falado até nestes dias)

    • jonathas jackson disse:

      Olá amigo, pelo visto você não está familiarizado com os processos de impressão.
      Tanto o distiler quanto o ghostscript são programas que permitem a criação de arquivos postscript.
      se tem O adobe PDF ou distiler instalados no PC basta mandar imprimir e escolher o preset do pdf-x1a , caso tenho o Ghostscript basta salva o arquivo em PDF , importar nele e exportar como pdf-x1a
      Isso levando em conta que já tem o arquivo dentro das especificações da gráfica.
      http://www.printi.com.br/blog/o-que-e-pdfx1a

      • Hugo disse:

        Não, não é a minha àrea/onda, nem estou muito familiarizado com os softwares de edição de imagem, por isso para além de não ter grandes softwares desses ou pagar para os ter só para usar de vez em quando ou quando for para converter para obter esse formato só quando pretendo mandar fazer um flyer ou cartao de apresentação para poupar 4 ou 5€ na grafica que compensa a encomenda nesse formato é overloading e muito complicado.
        Não existe nenhum software desses opensource ou freeware, ou mesmo algum conversor online que permita obter esse formato?

  3. Hugo disse:

    ou ja agora, se alguem me conseguir converter estes dois pdfs para o tal x-a1 (é que ja tentei um conversor online, que supostamente faria a conversao, mas ao acrregar na grafica online, o site deles nao detecta o formato x-1a…e de facto nao sei se é falha minha, do ficheiro ou do site mesmo..)
    http://bit.ly/1X0BQks

  4. Fabrício disse:

    Gostaria de saber por gentileza onde devo inserir esse codigos postados na primeira opção. não intendi! ja instalei ambos programas mas não sei onde coloca esses codigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s