Ea’s Origin no Linux(Resolvendo O problema de downloads)

Tux-G2_origin

Eu jogo e uso linux, simplesmente isso. Esses dias estava aqui e do nada me lembrei : “Ei… eu não terminei o Dead Space 2!” então fui correndo baixar o game. Só que no download eu encontrei um problema, o Origin(cliente gestor de games da EA) tem um problema que me impedia de baixar o meu jogo, acontece que quando o origin se conecta aos servidores de download da Ea, ele baixa os arquivos do jogo de maneira muito lenta, isso quando conecta. Então, após muito pesquisar eu cheguei a solução, para não dizer gambiarra, abaixo.

Como falei antes o origin raramente conecta, para corrigir isso você deve aplicar um hack no código do wine, mas para a facilitar nossa vida, o pessoal do playonLinux nos oferece uma versão pré-compilada do wine já com o hack presente:

wget -c http://www.playonlinux.com/wine/binaries/linux-x86/PlayOnLinux-wine-1.5.28-Origin-linux-x86.pol --output-document=wine-1.5.28-origin.tar.bz2 

Caso use o playonlinux, pode baixar essa versão do wine pelo próprio programa. Essa versão do wine não resolve todos os problemas, mas ela garante que o origin consiga se conectar aos servidores de download, mas o download sempre, sempre da erro e é a partir desse momento que começa a diversão.
Eu conheci um programa chamado TCPflow, que nos permite monitorar dados que estão sendo “trocados” via TCP.
Instalamos o TCPflow no opensuse facilmente :

zypper install tcpflow

Com o programa instalado e com seu origin baixando o seu game, como root no terminal executamos o tcpflow:

tcpflow -p -c -i eth0 port 80 | grep eamaster

“tcpflow -p -c -i eth0 port 80” diz ao programa pra nos exibir o que acontece em eth0 na porta 80, sem se meter na conexão e sem criar arquivos de log adicionais, “grep eamaster” irá garantir que apenas as as infos que desejamos seja exibida.
No seu terminal aparacerá várias mensagens similares a essas

/eamaster/s/p/eagames/deadspace/deadspace_na_dip_1.zip?sauth=xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx HTTP/1.1


Onde "X" é um código que funciona como uma chave que lhe permite o acesso aos servidores. Geralmente o endereço do servidor de download da EA é

akamai.cdn.ea.com

Agora já sabemos o servidor e o arquivo que queremos baixar, feche o origin, e faça o download do instalador de seu jogo:

wget -c akamai.cdn.ea.com/eamaster/s/p/eagames/deadspace/deadspace_na_dip_1.zip?sauth=xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Pronto agora é só esperar terminar seu download, depois basta descompactá-lo dentro da pasta "Program Files/Origin Games/" .
Agora abra o origin e ele irá instalar o game para você, em alguns casos é necessário matar o processo "EaproxyInstaller" para que a instalação possa ser finalizada.
Screenshot do game rodando :

P.S: Eu achei isso em um apanhado de comentários em um arquivo de mailling-list, assim que encontrar o link eu posto aqui para dar os devidos créditos.

2 comentários sobre “Ea’s Origin no Linux(Resolvendo O problema de downloads)

Deixe um comentário

