Perspectiva Isométrica no Inkscape | Isometric projection in inkscape

Antes de Ler esse post, não deixe de conferir o link original no blog da .

Perspectiva isométrica nos ajuda a demostrar objetos tridimensionais em um plano criando a ilusão de volume. Muito usado em games de computadores e pixel art(como também na arquitetura, design de embalagens e etc.). Você pode ler um pouco mais sobre o tema corrente nesse artigo no link (em pt-br pode conferir esse arquivo)

Nesse artigo/tutorial, nós vamos examinar maneiras(três) de criar objetos em perspectiva isométrica usando o inkscape.

  • Grid(grade) axonométrico
  • Transformação do objeto
  • Criando caixas 3D

I –  Grid(grade) Axonométrico

O inkscape suporta dois tipos de grid: retangular e axonométrico(Arquivo>Propriedades do Desenho>Grades). O uso da grade axonométrica permite você criar objetos em perspespectiva isométrica. Porém para tornar o ato de desenhar ainda mais fácil, você pode configurar o grid para atender às suas necessidade s(Exibir>Auto-alinhamento %). As propriedades do grid incluem mudar a Unidade(centímetros, Milímetros, Picas, pixels e afins), Espaçamento do Eixo Y e guia principal. Por conveniência você também pode especificar as cores para as linha-guia principal e secundárias.

axometric

II – Transformação do objeto

Praticamente qualquer objeto pode ser transformado em perspectiva isométricas desde que este seja ajustado corretamente. Por exemplo você precisa especificar quantas casas serão desenhadas em isometria , afinal, quanto mais detalhes existe na imagem, mais vistosa a imagem será.

Depois de ter criado o texto nós precisamos ir em Objeto>transformações>escala(Ctrl+shift+M) e o reduza em 86.6%(86.603, pra ser exato). Em seguida, no mesmo menu “Transformação”(aba Inclinação) , incline-o 30 ou -30 graus(dependendo do ângulo desejado)

III – Criando Caixas 3D.

Com a ferramenta “Caixas 3D” (Shift+F4), você pode criar uma variedade de objetos tridimensionais em perspectiva. Mas nosso objetivo é criar em Perspectiva isométrica, então nós precisamos  alternar os pontos de fuga em todas 3 direções, do “finito” para “infinito”(para isto, basta clicar no ícone que fica ao lado dos parâmetros de ângulo ma ferramenta caixas 3D). E ajustar os ângulos da caixa para os seguintes valores: X 150, Y 90, Z 30.

Dica: Para editar o preenchimento e contorno dos lados individualmente sem perder as propriedades da Caixa 3D, você pode usar a ferramenta editor de nós(F2), na imagem acima o topo da caixa está transparente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s