Trabalhando com abas no Inkscape

Recentemente o Mozar Couto Publicou em seu blog um post sobre uma interface mais amigável para o GIMP (clique aqui e veja) , Algo que nem sempre, mas vez ou outra me da um desconforto é o fato da interface do Inkscape não ser tão customizável quanto a de seu amigo gimp, por exemplo eu sinto bastante a falta de poder usar os diálogos do inkscape em abas, a opção de “dockar” os diálogos ao meu ver não resolvem o problema, os docks são bastantes agressivos e ocupam uma boa parte da área útil do programa, bem, demorou um pouco pra lembrar de uma opção do kwin que permite você agrupar janelas de aplicativos e navegar por estes utilizando abas, exatamente da mesma forma que se usa abas em um navegador.

Uma amostra dessa opção presente no KDE4.* pode ser vista aqui:

.

então qual foi a solução que encontrei pra tornar a interface do Inkscape mais produtiva pra mim, configurei o inkscape pra usar janelas ao invés dos diálogos que ficam anexados na parte direita dele. Abrir algumas opção que costumo usar com maior frequência nas peças que estou trabalhando e depois anexo todas estas em uma aba apenas, no exemplo abaixo você pode conferir como eu uso o inkscape.

janelinhas de opções que mais uso : Camadas, Opções de traço de preenchimento e edição de Degradês.

Deixe um comentário

