Gradient Mesh, agora em Software Livre

A Gradient Mesh Tool , Sempre foi uma das mais brilhantes ferramentas do Adobe Illustrator, o Corel Draw possui a ferramenta “malha” , que embora possua o mesmo conceito, não tem a mesma eficiência e eficácia. Quando Migrei pro Linux em 2008 uma de minhas reclamações era a ausência desse tipo de recurso dentro no ótimo Inkscape aconteceu que, me acostumei a viver sem essa opção, conhecendo a potência desse recurso, fiquei eufórico ao ver que o pessoal do Cairo-Graphics tornou isso possível.

O que é/são gradient Mesh(es) ? , de forma resumida, é uma forma de se criar degradês complexos, ao invés de se criar várias formas e com um grande número de variações de preenchimento, em um gradient mesh você cria uma malha, rede, e os pontos de encontro da rede funcionam como nós(nodes, arcor points, como preferir)  a cada nó pode-se atribui uma cor e essa cor automaticamente forma um degradê entre sua localização e os outros pontos próximos.

imagem que ilustra o funcionamento do gradient Mesh

como pode-se perceber na figura acima, cada ponto(ilustrado por um quadrado cinza frio ) tem a capacidade de receber um cor de preenchimento e as cores se misturam perfeitamente com as cores dos pontos próximos. aplicando isso a um software de ilustração vetorial, inkscape, a edição dos nós(posição , curvas e afins) da as característica necessárias para que o degradê fique exatamente do jeito que o usuário quer.

Como Ponto Negativo temos principalmente, o fato da build  atual do Inkscape não suportar esse recurso, mas não se preocupem, assim que tiver um build lá no Bzr capaz de criar algo(mesmo que de modo rudimentar) do tipo, trarei aqui e se preciso for, um tutorial de instalação. Segundo o portal LibreGraphicsWorld, atualmente a mais recente versão Svn-Trunk do Scribus já suporta esse recurso. Para Finalizar deixo Um tutorial de Gradient Mesh no Illustrator em Português .


para mais informações sobre esse tema:

CairoGraphics (nota oficial)

Sobre Gradient mesh em SVG

Post do Libre Graphics World

 

Anúncios

2 comentários sobre “Gradient Mesh, agora em Software Livre

    • negofill disse:

      eu já tomei conhecimento dessa versão, tem até um post salvo aqui no wordpress, devo publicar isso em breve =D , obrigado pela visita EDSON (xterminador ) 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s